domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ele é Mau e as novas tecnologias: Booktype

Era uma vez... Há cerca de 20 anos os livros ainda escreviam-se na máquina de escrever. Depois, progressivamente passaram a serem escritos no computador com o Word ou outro editor de texto.
Hoje, quero apresentar algo que acredito que seja o futuro dos livros: Booktype.
O Booktype, é uma aplicação web que corre num servidor e permite às pessoas duas coisas importantes:
 - Editar e escrever um livro via Browser (Firefox, Chrome etc...) sozinho ou num grupo de escritores (cooperativo). Por ser Web, assume que poderá ser editado através de um iPad, Mac, Linux ou Windows (o sistema operativo é irrelevante) em qualquer sítio, em qualquer lugar!
 - Exportar para qualquer tipo de meio: PDF, ebook, mobi, epub, html, odt,lulu.com (print-on-demand) ou mesmo para o Kindle da Amazon.



Acho isso genial, finalmente escrever é algo de assumidamente simples, sem recursos aos complicados Words e Open Office. Não, é tudo directo, webizado e simplificado.
Já agora, quem diz livros, diz documentação, impressos ou qualquer outra necessidade de escrever documentos para depois imprimir.

Ainda vou convencer o pessoal a usar uma coisinha desta só para fazer as regras e os procedimentos internos. É que parecendo que não estamos sempre a adicionar novos procedimentos e nunca sabemos em que versão é que vamos...

É aqui que tudo acontece:

http://www.sourcefabric.org/en/booktype/

Infelizmente para instalarem isso vão precisar de alguém que percebe (um pouco) de servidores. Caso contrário fazem como eu: peçam a quem saiba :-D

Sem comentários:

Enviar um comentário